* FRETE GRÁTIS PARA TODO BRASIL *

TIPOS DE PROBIÓTICOS

KEFIR DE ÁGUA

 

 

Tibico, Water Kefir, Coconut Kefir

O kefir de água é uma bebida probiótica fermentada por uma cultura de bactérias e leveduras diferentes. Os grãos de kefir são grãos transparentes que se alimentam de basicamente açúcar mascavo, se multiplicam, consomem o açúcar, potencializam os minerais e em troca, te dão uma bebida refrescante e levemente gaseificada.

Os grãos de kefir se multiplicam, consomem o açúcar, potencializam os minerais e em troca, fornecem uma bebida refrescante e levemente gaseificada. 

Os grãos de Kefir de água são pequenos, translúcidos ou caramelos (dependendo do açúcar que você usa) e tem a aparência de micro cristais. Quando bem cultivados produzem uma rica bebida e continuam crescendo indefinidamente.

CARACTERÍSTICAS DA BEBIDA FERMENTADA COM KEFIR DE ÁGUA: Bebida refrescante e levemente gaseificada, pode ser utilizada ou fermentada junto com saquinhos de chá, rodelas de limão, saborizado com frutas frescas, secas, gengibre, ou especiarias (canela, cravo). Pode ser fermentando em leites vegetais, além de uva, um fruto característico que fermenta bem e dá um sabor especial á bebida. Indicado a todos que optam por alternativas saudáveis de alimentos e bebidas mais naturais e tradicionais, É muito utilizado por vegetarianos, intolerantes à lactose ou a todos os que preferem utilizar a ÁGUA como meio de fermentação, em substituição ao leite. Muitas vezes indicado por especialistas como um “Refrigerante Natural”, é uma ótima e refrescante opção para o seu dia a dia, aliando sabor e frescor!

KEFIR DE LEITE

 

O kefir de leite pode ser feito a partir de qualquer tipo de leite de origem animal. (vaca, cabra ou ovelha) Tem aparência de uma massa branca e gelatinosa, composta por proteínas, Lípidos e mucopolissacarídeo solúvel (kefiran).

A bebida pode ser preparada em casa, adicionando os grãos de kefir no leite e armazenar adequadamente. O líquido fermenta em aproximadamente 24 horas, depois deste período, o leite deve ser coado e os grãos do kefir são adicionados a outro leite, fazendo assim de forma cíclica, por tempo indeterminado.

 

KEFIR DE LEITE DE COCO, KEFIR DE ÁGUA DE COCO, KEFIR DE FRUTAS OU KEFIR DE VINHO

 

 

O termo KEFIR DE LEITE DE COCO, KEFIR DE ÁGUA DE COCO ou KEFIR DE FRUTAS NÃO EXISTE!  Para tanto, adquira o KEFIR DE ÁGUA pois é a única cultura que se adapta a estes substratos. Os processos de fermentação em Leites Vegetais e Outros Sucos são explicados DETALHADAMENTE em nosso Manual de Cultivo.

 

KOMBUCHÁ MUSHROOM (TRADICIONAL)

 

Kombucha mushroom (tradicional) é uma bebida feita a partir da fermentação de algum chá rico em cafeína, (mais tradicionalmente chá preto ou chá verde) pela adição de um biofilme rico em leveduras e bacterias acéticas entre outras em simbiose (colônia de Kombucha). Para a fermentação prepara-se o chá, normalmente chá preto ou verde mas pode ser qualquer chá desde que seja bem doce e que este chá não seja antibiótico natural. Depois de pronto e já resfriado é colocada a colônia de Kombucha e tudo isto é deixado em repouso para o processo de fermentação da bebida. Após alguns dias quando quase todo o açúcar foi fermentado, e a bebida está com sabor ácido mas ainda levemente doce está pronta a ser consumida.

 

KOMBUCHÁ DO HIMALAIA (CUTIVADO EM SUCOS)

 

O Kombucha do Himalaia é originario do norte da Índia. Ele é fabricado e mantido em uma mistura de frutas frescas e açúcar não refinado como fonte de alimento. As culturas tradicionais de kombucha crescem em uma mistura de chá preto e açúcar. O kombuchá do Himalaia é bem vantajoso para aqueles que não querem cafeína em sua dieta!

 

JUN TEA (CULTIVADO COM MEL)

 

Os primeiros escritos sobre JUN datam de que o chá foi descoberto por volta a 600 aC no nordeste da China, onde o elixir foi valorizado pela sua capacidade de abrir de energia na circulação do corpo. Culturas Jun são preciosas e um pouco difícil de encontrar. Tidas até hoje como culturas "herança".

O que diferencia o probiótico Kombuchá mushroom, Kombuchá do Himalaia e o Jun?

Jun é leve e delicado com um sabor azedo agradável e uma doçura suave. Fermenta melhor no chá verde adoçado pelo mel. Kombuchá fermenta melhor no chá preto adoçado com açúcar. Isto significa que Jun seria livre de quaisquer potenciais resíduos de dissacarídeos do açúcar branco. Com efeito, tendo provado tanto o Jun quanto Kombucha feito com chá verde e mel, há uma nítida diferença no perfil de sabor entre os dois. Jun é delicado e não é concretamente azedo como Kombucha (mesmo kombucha fabricado com chá verde e mel).  Ambos produzem bebidas probióticas efervescentes. Jun tem o teor mais alcoólico (cerca de 2%), enquanto kombucha 0,5% para um lote típico.

Além da diferença no substrato e sabor, Jun tipicamente completa o seu ciclo de fermentação mais rápido do que o faz Kombuchá. Ele reproduz culturas mais finas do que Kombucha e fermenta melhor a uma temperatura mais baixa (20-25 ºC). Enquanto Kombuchá a (25,5-29 ºC). Já o Kombuchá do Himalaia é fabricado e mantido em uma mistura de frutas frescas e açúcar não refinado como fonte de alimento. Sendo assim bem vantajoso para aqueles que não querem cafeína em sua dieta!

 

IOGURTE CASPIAN SEA 

 

Também conhecido como “matzoon” ou “mazun”, é um iogurte de origem armênia, situada entre o Mar Cáspio e o Mar Negro, na Europa Oriental. Seu cultivo inicial foi feito com leite de ovelha, cabra, vaca, búfala, numa mistura, fermentado com lactobacilos, estreptococos e uma levedura. Tem consistência firme e viscosa, com baixa acidez, agradando o paladar das crianças e pessoas mais sensíveis à acidez de alguns iogurtes. É de fácil preparo, não necessita de tantos cuidados, basta adicionar a cultura inicial com leite fresco e deixe descansar. 

FILMJOLK 

 

É um iogurte tradicional da Suécia, se pronuncia: "firmiorqui", mas é carinhosamente chamado de “FIL” pelos apreciadores. De sabor amanteigado macio e levemente adocicado, em forma de nata, com um leve toque de queijo. Sua consistência é moderadamente grossa, mas não viscosa É altamente saudável e nutritivo e você pode consumi-lo puro ou desfrutar de um delicioso lanche com frutas e seu cereal favorito. Pode substituir saborosamente o creme de leite e faz-se um, delicioso cream cheese.. Indicado para todas as idades e gostos!

 

BULGARICUS

 

 

É um iogurte probiótico encontrado na Bulgária, sendo o Lactobacillus bulgaricus, uma das cepas de bactérias saudáveis ??que constituem a nossa microflora intestinal. A longevidade do povo búlgaro tem sido frequentemente atribuída ao consumo de grandes quantidades desse iogurte, que tem ótimo sabor, espessura e textura. Ideal para o dia a dia, prático, leve e versátil em várias receitas. Muito procurado no Brasil por ser um dos lactobacilos do famoso iogurte Activia da Danone.

 

VIILI

 

 

Viili Finlandês ou Filbunke Sueco é iogurte probiótico originário da Finlândia. É espesso e viscoso, de sabor agradável e levemente ácido e doce. É muito apreciado para fazer Smoothies, em função de sua cremosidade e textura. Ideal também para o preparo de mousses e pavês, conferindo leveza e sabor. Aprecie puro com adoçantes naturais ou junto ao seu cereal e frutas de preferência. Com certeza será um sucesso de saúde e bem-estar todos os dias! Leve, suave, fácil de utilizar no cotidiano e ideal para consumo com sua fruta predileta.

 

AMASI

 

 

IOGURTE AMASI (Leite Fermentado Africano, Iogurte Africano, Maas)

É um iogurte muito popular na África do Sul, apreciado nas tribos Masai da Tanzania e Quenia na África do Sul e tradicionalmente servido em um pote de barro (ukhamba em isiZulu) e na região, consumido com colheres de pau. São cultivados dentro de cabaças e consumido puro ou em acompanhamento como uma espécie de polenta ou farofa a base de milho. Seu sabor lembra queijo cottage e coalhada, leve e com baixa acidez. Ideal para preparações doces ou salgadas, extremamente saudável e nutritivo.

O gosto de Amasi é descrito como em entre um gosto de queijo cottage e iogurte natural. É um produto lácteo que traz muitos benefícios de saúde, graças ao seu grande valor nutricional. Este produto lácteo é boa fonte de vitamina B-12, boa fonte de cálcio, boa fonte de proteína, baixo teor de gordura, rico em fermentos, oligoelementos, antibióticos, e ácido láctico. Por conta de seu conteúdo de nutrientes, há uma infinidade de benefícios para a saúde de Amasi. Estes benefícios de saúde incluem: Auxilia na absorção de nutrientes, Anti-inflamatórios, estimula o sistema imunológico, Reduz gorduras indesejadas, Lutas diarreia, Melhora a digestão, Ele ajuda a reduzir a inflamação, fortalece o sistema imunológico

Amasi é enriquecido com boa quantidade de vitaminas e minerais, oferecendo, assim, o cuidado da pele que você merece. Consumir Amasi, Exfoliates pele morta do corpo, dá a pele brilhante e sem falhas, dá uma pele mais suave, amaciante natural da pele.Amasi  é uma bebida de cultura com mais de 30 probióticos. Ele fornece o seu corpo proteínas de alta qualidade, vitaminas, minerais, enzimas, probióticos e gorduras saudáveis. Como vemos, os benefícios de Amasi, superam de longe os benefícios anunciados do o iogurte comercial. Fermenta-se no leite a temperatura de até 42 ºC. 

 

SKYR

 

Iogurte trazido da Noruega para a Islândia, hoje considerado um alimento típico tradicional na região. Sua pronúncia é “skeer”. É um iogurte semelhante ao famoso “Iogurte Grego”, com consistência encorpada e cremosa. Substitui bem o creme de leite, e fácil de elaborar um delicioso cream cheese, utilizar como topping em várias preparações culinárias, além de molhos diversos e criação de smoothies. Consumido puro ou com frutas, é uma opção muito saudável e prática!

Consistente, encorpado e muito similar ao sabor do tradicional Iogurte Grego. Iogurte Grego Caseiro, Greek Yogurt, Iceland Yogurt

Produz um iogurte mais suave que o kefir  e tem sido uma probiótico muito utilizado na cozinha islandesa já a mais de mil anos.

Skyr tem proteína de cerca de 12%, 3% de hidratos de carbono, e 0,5% de gordura. Ele é rico em cálcio e vitaminas. Possui baixo teor de gordura, é denso e nutritivo, 80% do soro removido é concentrando. Promove o controle da microbiota intestinal após o uso de antibióticos, diminuição da população de bactérias maléficas no nosso organismo, auxílio no sistema imune, auxilia no emagrecimento, promove o aumento da absorção de cálcio e outros minerais e vitaminas,  diminuição do risco de osteoporose, diminuição do risco de câncer de cólon, redução da atividade ulcerativa da H.pylori, prevenção na dermatite atópica, diminuição da distensão abdominal, flatulência na Síndrome do Intestino Irritável, previne doenças cardiovasculares, diminui concentrações plasmáticas de colesterol, promove efeitos anti-hipertensivos previne infecções urogenitais, auxilia no tratamento e prevenção da diarréia aguda, colabora para que somente sejam absorvidas pelo intestino as substâncias necessárias, eliminando assim o excesso de glicose (açúcar) e colesterol, favorecendo, então a diminuição do colesterol e triglicérides totais no sangue;

 Possui efeito bifidogênico, isto é, estimulam o crescimento das bifidobactérias, responsáveis por inibirem a atividade de outras bactérias que são putrefativas e intoxicantes.Fermenta-se no leite a temperatura de até 40 ºC. 

 

BUTTERMILK

 

 

BUTTERMILK é o soro do leite coalhado que resulta do processo de fabricação da manteiga. Por esse motivo ele é menos calórico que o leite normal, já que a gordura foi utilizada para a fabricação da manteiga. Apesar do nome, traduzindo ao pé da letra: “leite de manteiga”, o ingrediente não tem nada a ver com o nome em si, pois é pouco gorduroso. Seu aspecto é líquido e tem um sabor ligeiramente ácido.

Tradicionalmente usado na culinária dos Estados Unidos, o BUTTERMILK pode ser usado no lugar do leite comum de vaca em preparações culinárias diversas, tornando as receitas mais saudáveis, requintadas e saborosas. Tem a propriedade de conferir sabor e maciez em pães, bolos, biscoitos, pancakes, cupcakes, waffles e muitas outras preparações. Além disso, age como amaciante em carnes e aves, e acrescentando cremosidade em sopas, molhos e massas, sem aumentar as calorias.

Cultura originária dos Estados Unidos da América.Possui bactérias Mesofílicas e fermenta-se no leite a temperatura entre 20 e 25 ºC. 

 

YONAH SCHIMMEL

 

 

É feito através da incubação do leite com culturas vivas (Yonah Schimmel pronto) e caracteriza-se por ser uma DE TROTSKY (O IOGURTE)
O que é Yonah Schimmel (O iogurte de Trotsky)? O Yonah Schimmel é um probiótico tradicional em Nova York. 
cultura de mais de um século, cuja origem remonta ao Leste Europeu. A História do Yonah Schimmel (O iogurte de Trotsky) 
De origem Romênia, sua estirpe foi levada por Rabi Yonah Schimmel em 1910, para Nova York, onde abriu uma padaria com o mesmo nome do probiótico: Yonah Schimmel Knishes Bakery. 
Esse é um probiótico lendário que era consumido por nada mais nada menos que Leon Trotsky, “puxa” para sabor de queijo.
É algo entre o Filmjölk e o Skyr, mas não tem o mesmo sabor do Bulgaricus.
Composição Embora o estabelecimento de Schimmel mantenha o segredo sobre como o iogurte é feito e qual cultura foi exatamente trazida.
Segundo KATZ em A Arte da Fermentação (2012), baseia na estirpe
Lactobacillus delbrueckii subsp. É um Iogurte thermophilus e fermenta-se no leite a temperatura entre 20 e 50 ºC.

 

LANGFIL

 

 

É um dos leites fermentados mais antigos provenientes da Suécia, utilizado regularmente na atualidade na região norte do país. É uma variedade dos leites fermentados viscosos elaborados com culturas iniciais mesofílicas (melhor crescimento entre 25°C e 40°C). Possui uma viscosidade única, atendendo aos paladares que apreciam essa consistência, além de sabor levemente amanteigado, cremoso, suave e leve, sendo muito versátil na cozinha. Para quem já conhece um pouco mais, seu aspecto lembra uma versão mais elásticá do Iogurte Filmjölk. É usado geralmente para um café da manhã nutritivo, junto com frutas frescas ou congeladas, cereais ou como opção de lanche da tarde ou ceia, adoçado com o que desejar (açúcar, mel ou adoçante). 

 

PIMMÄ

 

 

Cultura probiótica de origem escandinava (Finlândia), descoberta por agricultores que  perceberam que o leite de vacas que se alimentam da planta Butterwort, talhavam melhor e conferiam certas características agradáveis à bebida. É um iogurte mais fino, textura suave e às vezes pode ter uma consistência elástica semelhante a mel, é um pouco menos doce que o Viili e com leve sabor de queijo fresco. Geralmente o PIIMÄ é usado sempre como bebida, não sendo indicado para dessorar e formar cremes ou queijos. Para melhores resultados, sempre utilize leite integral ou cru (fazenda).

Devido à sua procedência, o IOGURTE PIIMÄ se adapta bem bem em climas mais frios. Em um clima mais quente, ele apenas fermenta mais rápido,ficando fermentado e com soro mais cedo que outras variantes de iogurtes. O creme de PIIMA, pode ser usado no lugar do creme de leite ou natas, além de excelente para molhos e saladas. Em alguns casos serve também como uma espécie de manteiga probiótica fina ou pode ser adicionada ao leite e consumida como bebida láctea. Fermenta-se no leite a temperatura entre 20 e 24 ºC.